A compulsão alimentar se caracteriza por ingestão descontrolada de grande quantidade de alimentos, sem apetite e quase sem mastigar, até que seja alcançada a plenitude. O ato compulsivo é realizado inconscientemente e independente das qualificações intelectuais ou morais do paciente que, após praticá-lo, na tentativa de libertar-se de um estado insuportável de ansiedade, sente-se esgotado, constrangido e com intenso sentimento de culpa sem, no entanto, recorrer a atos compensatórios. Para ser diagnosticada com compulsão alimentar, a pessoa precisa ter apresentado pelo menos um episódio por semana nos últimos três meses.
Para controlar o impulso de comer exageradamente você deve:
✅Evitar dietas restritivas: ficar muito tempo sem comer ou diminuir MUITO a quantidade de alimentos não é a solução para controlar a compulsão alimentar. Muito pelo contrário, seguir dietas aumentam os episódios de comer compulsivo. Isso porque excluir grupos alimentares (carboidratos, proteínas) desequilibra a alimentação e aumenta a fome porque o cérebro entra num estado de alerta e aumenta a fome para se proteger.
✅Não pule refeições: quem apresenta compulsão DEVE ter horários definidos para se alimentar. Pular refeições irá aumentar o risco de comer em excesso numa próxima refeição. Por isso é muito importante realizar pelo menos 5 refeições no dia (café da manhã, lanche, almoço, lanche e jantar).
✅Coma mais fibras: elas são ESSENCIAIS para garantir uma boa sensação de saciedade. Uma boa estratégia é consumir os alimentos ricos em fibras no início das refeições acompanhados de uma quantidade suficiente de água para hidratá-las. Ah, fibras = frutas, legumes, verduras e cereais/ grãos integrais!
✅Evite armazenas junk foods: é muito fácil acabar comendo apenas pelo estímulo visual. Então, nada de armazenar barras de chocolate, salgadinhos... isso irá reduzir muito o seu consumo de calorias vazias.
✅Pratique atividade física: incluir uma rotina de exercícios físicos ajuda a controlar a compulsão alimentar e ainda contribui para a redução do peso. Ela ajuda na sensação de prazer e bem estar, que muitas vezes são sensações buscadas pelas pessoas com comer compulsivo.
✅Planeje suas refeições: é muito importante organizar e preparar as refeições de forma saudável. Aqui, não vale recorrer às dietas prontas disponíveis na internet. Apenas um profissional qualificado será capaz de organizar juntamente com você uma rotina de alimentação que se encaixe no seu estilo de vida, rotina e poder aquisitivo!
✅Coma devagar: comer rápido costuma ser comum nos episódios de compulsão. Lembre que a digestão começa na boca! Mastigar bem os alimentos ajuda na saciedade e melhora a digestão, além de diminuir o risco da pessoa comer além do que deveria.
✅Beba bastante água: essa é uma forma de identificar se o que a pessoa está sentindo é fome de verdade ou vontade de comer. Lembra, o centro de fome e sede é o mesmo no cérebro. Por isso é essencial se manter bem hidratado! Aqui vale aquela conta básica: 40ml de água por kg de peso.
Espero ter ajudado! Conte comigo para reduzir estes episódios :)
Comments